Prazer, Camila!
Camila Jara tem 26 anos e cursa o último semestre de Ciências Sociais na UFMS. É idealizadora do Coletivo Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades. É também liderança municipal do Movimento Acredito-MS, militante do movimento estudantil e do Partido dos Trabalhadores.
O amor pela política cresceu com a Camila desde muito cedo. Vem lá da história da avó Narciza, que criou o clube de mães solo do bairro onde morava; passa pela história de amor dos seus pais, a professora Edna Bazachi e o jornalista Gerson Jara, que se conheceram em um protesto em Brasília; e no ensinamento que sempre ouviu na família: “em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Tudo isso se transformou na vontade de lutar e no sonho de obter uma sociedade melhor e mais justa.
Tentando mudar essa realidade, Camila começou a participar de ações sociais da pastoral da igreja que frequentava. Mas foi aos 17 anos que percebeu que a política institucional é o grande motor de transformação, capaz de tornar o Brasil um país menos desigual. Aí começa sua história de atuação política.
Foi no Partido dos Trabalhadores onde conheceu outros jovens que também queriam fazer diferente. Eles ampliaram o debate com pessoas de dentro e de fora – através de movimentos e coletivos suprapartidários – possibilitando a troca de ideias de maneira plural. O resultado foi uma rede de pessoas que buscam uma política de diálogo, respeitando as diferenças e com a certeza do que querem.