A Escola Estadual Maestro Villa Lobos, localizada no Jardim Parati em Campo Grande, ganhará uma nova cara neste sábado, dia 5, através do trabalho voluntário de artistas e líderes locais. A ação, chamada Grafite nas Escolas, está marcada para as 8h e quer transportar a realidade dos alunos para os muros da instituição, de forma interativa, unindo a arte e a educação.

O evento, realizado em parceria com a direção da escola, com a Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul (CUFA-MS) e com o Slam Manoel de Barros, faz parte da ação Renovar O Brasil, que quer provar, na prática, que a boa qualificação de pessoas comuns tem potencial de gerar um grande impacto na sociedade.

De acordo com Camila Jara, acadêmica de ciências sociais na UFMS e uma das pessoas à frente do projeto, a escolha da E.E. Maestro Villa Lobos para esta primeira edição tem um motivo especial. “A escola tem muros altos e uma guarita logo na entrada. Conversamos com alunos e moradores e a impressão que passa é de uma prisão. Como é possível se sentir motivado para estudar ao chegar e se deparar com uma recepção dessas?”, questiona.

A coordenadora da CUFA-MS, Lívia Lopes Correa, explica que a organização, criada há mais de 20 anos, busca sempre promover ferramentas de integração e inclusão social. “A CUFA voltou ao MS este ano e tivemos a primeira atividade em setembro. O Grafite nas Escolas será nossa segunda ação e dialoga com nosso objetivo de potencializar as crianças de bairros periféricos”, afirma.

O Grafite nas Escolas conta ainda com uma rede de artistas voluntários – como o Coletivo Consciência Urbana, Curumex Crm Art e Martinez S. San, por exemplo – que oferecerão oficinas na parte da manhã, explicando as origens do grafite, as técnicas, e convidando os alunos para contribuírem na renovação dos muros. No período da tarde os grafiteiros farão o acabamento dos trabalhos.

O Slam Manoel de Barros também fará apresentações de poesias faladas que, em três minutos, buscam dar voz aos anseios das periferias. A ação inspirou ainda diversas pessoas e empresas, que acreditaram na proposta e resolveram apoiar com doações. Entre elas estão Casa das Cores e Asantee Games.

No mesmo dia da iniciativa em Campo Grande ocorrerão outras 1,4 mil ações em 445 cidades espalhadas pelo país, abrangendo diversas áreas, como restauração de hospitais, praças, jardins e quadras.