A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou, no último sábado (11), um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando com máxima urgência o envio da Força Nacional de Segurança Pública à Terra Indígena Gwyraroka, no município de Douradina, Mato Grosso do Sul.

O pedido foi feito após relatos graves de ataques à comunidade Kaiowá e Guarani. Segundo informações da Aty Guasu, que é uma grande assembleia do povo Guarani e Kaiowá, pistoleiros e fazendeiros estariam lançando substâncias químicas, um veneno chamado “Mata Tudo”, sobre as famílias indígenas, colocando em risco a saúde e a vida de dezenas de pessoas, incluindo crianças e idosos.

“Isso é muito  grave e desumano. O Estado  precisa agir para garantir a segurança, a dignidade e o direito dessas famílias de viverem em paz em seus territórios”, afirmou Camila Jara.

O documento endereçado ao Ministério da Justiça pediu atuação imediata para proteger as famílias indígenas e garantir a presença da Força Nacional em apoio às forças de segurança locais e aos órgãos federais competentes, como FUNAI, MPF e SESAI. 

O Ministro Ricardo Lewandowski deu parecer favorável e a Força Nacional segue no estado de Mato Grosso do Sul por mais 90 dias a disposição para atuar em conflitos como este. 

A parlamentar ressaltou que seguirá acompanhando de perto o caso e em articulação com as autoridades competentes para assegurar que os responsáveis sejam identificados e punidos.