Cerca de 37,6 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, mas 15% delas não sabem. O estigma e o preconceito que envolvem as doenças e as infecções sexualmente transmissíveis são uma barreira para o diagnóstico.
Para estimular a testagem entre os cidadãos campo-grandenses, a vereadora Camila Jara (PT) e sua equipe de gabinete visitaram o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Campo Grande e realizaram testes rápidos.
A testagem das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) Sífilis, HIV e Hepatites B e C é só um dos serviços oferecidos pelo CTA, que também realiza consultas de Urologia e Ginecologia, Projeto Smash, que oferece preventivo e coleta para teste de HPV, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) – indicada e utilizada antes da exposição sexual, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.
“Ainda existe um preconceito muito grande em relação às infecções sexualmente transmissíveis de uma forma geral, mas como em qualquer outro caso, quanto antes for feito o diagnóstico, mais cedo se inicia o tratamento. E esse tratamento antirretroviral é muito eficiente e fundamental para garantir a qualidade de vida do paciente”, comentou a vereadora.
Sobre o CTA
Acadêmica de psicologia e assessora parlamentar da vereadora, Ladielly Souza conta que já sabia da existência do CTA na cidade, mas nunca tinha usado o serviço. O que mais chamou a atenção foi a qualidade e a agilidade do atendimento.
“Antes de fazer o teste de fato, a gente passa por uma entrevista inicial com profissionais e a abordagem é muito interessante, me senti muito respeitada, justamente por tratarmos de assuntos íntimos”, pontuou.
Para realizar os testes, basta ir ao CTA com documentos pessoais. Os resultados saem na hora.
Em Campo Grande, o CTA – Centro de Triagem e Aconselhamento fica localizado na Rua Anhanduí, nº 353, bairro Vila Carvalho. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. O telefone de contato é o (67) 2020-1701.