Prazer, Camila!
Camila Jara tem 30 anos e é a deputada federal mais jovem da história do Mato Grosso do Sul. Em 2020 foi eleita vereadora mais jovem de Campo Grande e se tornou deputada com mais de 56 mil votos. Sua história começa na militância do movimento estudantil, quando cursou Ciências Sociais na universidade pública. Camila cresceu vendo de perto as desigualdades da nossa terra e, através do Partido dos Trabalhadores, luta por um Mato Grosso do Sul que funcione para todo mundo.

O amor pela política cresceu com a Camila desde muito cedo. Vem lá da história da avó Narciza, que criou o clube de mães solo do bairro onde morava; passa pela história de amor dos seus pais, a professora Edna Bazachi e o jornalista Gerson Jara, que se conheceram em um protesto em Brasília; e no ensinamento que sempre ouviu na família: “em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Tudo isso se transformou na vontade de lutar e no sonho de obter uma sociedade melhor e mais justa.
Tentando mudar essa realidade, Camila começou a participar de ações sociais da pastoral da igreja que frequentava. Mas foi aos 17 anos que percebeu que a política institucional é o grande motor de transformação, capaz de tornar o Brasil um país menos desigual. Aí começa sua história de atuação política.

Foi no Partido dos Trabalhadores onde conheceu outros jovens que também queriam fazer diferente. Eles ampliaram o debate com pessoas de dentro e de fora – através de movimentos e coletivos suprapartidários – possibilitando a troca de ideias de maneira plural. O resultado foi uma rede de pessoas que buscam uma política de diálogo, respeitando as diferenças e com a certeza do que querem.


