Quem depende do SUS enfrenta filas longas, falta de especialistas, exames que demoram e unidades sem estrutura.
Com atuação da deputada federal Camila Jara (PT) e investimentos garantidos pelo governo do presidente Lula, dezenas de municípios sul-mato-grossenses estão recebendo unidades básicas de saúde, novos equipamentos e kits de telemedicina para reduzir filas, modernizar o atendimento, e garantir dignidade à população.
A iniciativa leva equipamentos de ponta e estrutura completa a zonas urbanas, rurais e comunidades mais afastadas, democratizando o acesso ao SUS e valorizando os profissionais da saúde.
“Conheço bem essa dor, minha avó precisou de uma ambulância e não tinha para atendê-la. Por isso meu compromisso é com quem mais precisa. Saúde pública de qualidade é um direito, não um privilégio. Por isso estamos investindo na base: reforçando o atendimento, garantindo estrutura e ampliando o alcance dos serviços”, afirma a deputada Camila Jara.
Confira alguns dos destaques:
Amambai, Nova Andradina, Coronel Sapucaia, Douradina, Sidrolândia, Tacuru e Aquidauana estão recebendo novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com estrutura moderna e totalmente equipada.
Selvíria, Jaraguari, Bela Vista, Japorã e Coronel Sapucaia foram contempladas com Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que vão levar atendimento de saúde bucal até as regiões mais afastadas.
Corumbá, um dos maiores municípios do estado, está sendo equipado com 6 Combos de Equipamentos para UBS e 6 Kits de Telemedicina, reforçando toda a rede básica de saúde.
Campo Grande moderniza sua estrutura com 18 Combos de Equipamentos, 14 Kits de Telemedicina e 8 ambulâncias para o SAMU.
Ribas do Rio Pardo está construindo um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de receber 2 Combos de Equipamentos e 1 Kit de Telemedicina.
Miranda, Ponta Porã, Aquidauana, Batayporã, Bonito, Sonora, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Aral Moreira também foram beneficiadas com novos equipamentos e kits de telemedicina.
Municípios como Itaporã, Caarapó, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Eldorado ampliam o alcance dos atendimentos com Kits de Telemedicina.
Mais de 50 cidades do interior — entre elas Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Camapuã, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Laguna Carapã, Naviraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Inocência, Mundo Novo, Rochedo, Taquarussu, Vicentina, Caracol, Corguinho, Santa Rita do Pardo, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica, Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Bandeirantes, Pedro Gomes, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Ladário, Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas — também estão sendo contempladas com Combos de Equipamentos e/ou Kits de Telemedicina.
Inúmeras cidades sul-mato-grossenses estão sendo beneficiadas com estrutura moderna, graças ao trabalho do mandato da deputada Camila Jara em parceria com o governo federal.
Esses investimentos representam um passo importante na descentralização da saúde, permitindo que o atendimento chegue mais rápido e com mais qualidade onde antes havia filas, demora ou até abandono.
Durante o antigo governo houve retrocesso e redução contínua no investimento público em saúde. Já o governo Lula mostra um movimento claro de recuperação e avanço substancial, com recursos expressivos e ampliação de programas que beneficiam milhões de pessoas.
“Esses recursos não são apenas máquinas. São esperança, dignidade e cuidado com a nossa gente. A luta por um SUS mais moderno, eficiente é diária, e é por isso que seguimos atuando firme no Congresso e nos territórios”, reforça Camila.
Saúde que chega onde o povo está
Com o uso da telemedicina, municípios de menor porte ou de difícil acesso ganham agilidade no diagnóstico e encaminhamento de pacientes, além de desafogar unidades que antes estavam sobrecarregadas. Já os combos de equipamentos reforçam a infraestrutura de atendimento básico, enquanto as novas UBSs e unidades móveis ampliam o alcance e a presença do SUS.
Essa é mais uma demonstração de que a parceria entre o Governo Federal e mandatos comprometidos com a vida, como o de Camila Jara, está fazendo a diferença no dia a dia da população.