Texto: Danielle Valentim

Na última terça-feira, 6 de fevereiro, a deputada federal Camila Jara esteve presente na instalação do Fórum de Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal em Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no auditório do INCRA/MDA, em Campo Grande, e reuniu representantes de 30 organizações da sociedade civil, movimentos sociais e redes de apoio, além de lideranças políticas e gestores públicos.

A criação dos fóruns estaduais de participação social faz parte de um compromisso do Governo Federal para ampliar o diálogo com a população e fortalecer a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. A iniciativa foi instituída pela Portaria nº 188, de 22 de outubro de 2024, assinada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Durante o evento, a deputada Camila Jara destacou a importância desse espaço para a democratização e divulgação das decisões e feitos governamentais.

“Se o Minha Casa Minha Vida está voltando para Campo Grande e as pessoas podem sonhar e sair das áreas de ocupação é porque nós lutamos e levamos aqui em Mato Grosso do Sul contra tudo e contra todos, o nome do presidente Lula porque senão a gente não teria uma expectativa de construção de casa. É nosso dever se organizar e ir nesses assentamos, levar panfletos nas férias, para que a população saiba que aquilo ali tem um pouquinho de suor nosso. Eu acho que a gente lutava tanto para conseguir e pra ver essas coisas saindo do papel e a gente se mobilizava tanto para fazer isso, que quando elas começaram a sair a gente se acostumou e descansou, mas o que o estado atual do Brasil nos mostra é que não é hora da gente descansar, não. É hora de estarmos vigilantes e prontos para o debate”, pontuou a deputada durante o evento.

Os fóruns estaduais seguem sendo instalados em todo o Brasil e, até o dia 18 de fevereiro, todos os estados contarão com essas instâncias de participação, ampliando o alcance das políticas públicas e fortalecendo a relação entre a sociedade civil e o governo federal.