Texto: Danielle Valentim
O Carnaval 2025 de Campo Grande promete ser histórico! Pela primeira vez, o mandato da deputada federal Camila Jara está destinando R$ 500 mil para o pagamento do cachê dos artistas que se apresentarão nos blocos de rua da capital sul-mato-grossense. O anúncio do investimento inédito foi feito no último dia 21 de janeiro, durante reunião da parlamentar com representantes do Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC), em Campo Grande.
A novidade foi celebrada durante o lançamento oficial do Carnaval de Rua de Campo Grande, realizado no último sábado (8) no tradicional Bar do Zé. O evento reuniu os 10 blocos que comandarão a folia este ano: Capivara Blasé, Cordão da Valu, Farofolia, Forrozeiros MS, IPA Lele, Farofa com Dendê, As Depravadas, Nada Sobre Nós Sem Nós, Bloco do Reggae e Bloco Só Love.
Além da participação no lançamento da festa, na sexta-feira (7), Camila Jara se reuniu com o Fórum de Cultura, com o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, e com integrantes da ABC para alinhar os últimos detalhes da destinação da emenda. O encontro reafirmou a parceria entre os blocos de rua, o mandato da deputada e o Governo do Estado para fortalecer ainda mais a programação carnavalesca da capital.
“A estrutura já é garantida pelo Governo do Estado e a Prefeitura, então nada mais justo do que colocar o mandado à disposição para dar essa força e exercer cultura e o carnaval. A emenda parlamentar que vai garantir uma ajuda de custo para que os blocos consigam pagar os artistas foi uma preocupação nossa desde o ano passado. Conseguimos nos adiantar e garantir que a emenda ficasse guardada na Fundação de Cultura e, por isso, ela pode ser executada esse ano. O Carnaval de Rua é uma manifestação popular que movimenta a economia, gera empregos e fortalece a identidade cultural de Campo Grande. Esse investimento é um passo importante para que nossa cidade tenha um Carnaval à altura do que a população merece”, afirmou.
Ainda no dia 7, a deputada participou do Cordão Valu na Praça do Rádio Clube que aconteceu em homenagem aos 40 anos do Grupo TEZ e aos 50 anos do bloco Ilê Aiyê,
Com um calendário ampliado, a expectativa para 2025 é que o Carnaval de Campo Grande reúna cerca de 300 mil foliões ao longo dos dias de festa, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do estado.